Psicomotricidade

    Boas vindas
  • Bem-vindo(a) ao curso Psicomotricidade!
    • Mensagem para você
    • Cronograma do curso
  • MÓDULO I - INTRODUÇÃO À PSICOMOTRICIDADE
  • Aula 01 - Apresentação da proposta do curso
    • Aula 01
    • Slides - Aula 01
  • Aula 02 - Origens e conceitos da picomotricidade
    • Aula 02
    • Slides - Aula 02
  • Aula 03 - Princípios da picomotricidade
    • Aula 03
    • Slides - Aula 03
  • Aula 04 - Cognição e psicomotricidade
    • Aula 04
    • Slides - Aula 04
  • Aula 05 - Desenvolvimento psicomotor
    • Aula 05
    • Slides - Aula 05
  • MÓDULO II - DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE
  • Aula 06 - Fases do desenvolvimento infantil
    • Aula 06
    • Slides - Aula 06
  • Aula 07 - Evolução do sistema nervoso
    • Aula 07
    • Slides - Aula 07
  • Aula 08 - Funções psicológicas
    • Aula 08
    • Slides - Aula 08
  • Aula 09 - Funções motoras
    • Aula 09
    • Slides - Aula 09
  • Aula 10 - Estimulação
    • Aula 10
    • Slides - Aula 10
  • MÓDULO III - ÁREAS PSICOMOTORAS: PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS
  • Aula 11 - Aspectos relativos a área psicomotora primária
    • Aula 11
    • Slide - Aula 11
  • Aula 12 - Aspectos relativos a área psicomotora secundária
    • Aula 12
    • Slide - Aula 12
  • Aula 13 - Aspectos relativos a área psicomotora terciária
    • Aula 13
    • Slide - Aula 13
  • Aula 14 - Conexões das áreas psicomotoras e da aprendizagem
    • Aula 14
    • Slide - Aula 14
  • Aula 15 - Interfaces da psicomotricidade e dos transtornos do neurodenvolvimento
    • Aula 15
    • Slide - Aula 15
  • MÓDULO IV - PLANO DE INTERVENÇÃO
  • Aula 16 - Avaliação Psicomotora
    • Aula 16
    • Slide - Aula 16
  • Aula 17 - Escalas de desenvolvimento
    • Aula 17
    • Slide - Aula 17
  • Aula 18 - Diagnóstico Psicomotor
    • Aula 18
    • Slide - Aula 18
  • Aula 19 - Intervenção psicomotora
    • Aula 19
    • Slide - Aula 19
  • Aula 20 - Reabilitação psicomotora
    • Aula 20
    • Slide - Aula 20
  • Aula 21 - Como elaborar um plano de intervenção
    • Aula 21
    • Slide - Aula 21
  • Aula 22 - Prática interventiva
    • Aula 22
    • Slide - Aula 22
  • Aula 23 - Análise do processo interventivo
    • Aula 23
    • Slide - Aula 23
  • MÓDULO V - PSICOMOTRICIDADE: PROPOSTAS PRÁTICAS
  • Aula 24 - Corpo, movimento e ludicidade
    • Aula 24
    • Slide - Aula 24
  • Aula 25 - Proposta prática – parte 1
    • Aula 25
    • Slide - Aula 25
  • Aula 26 - Proposta prática – parte 2
    • Aula 26
    • Slide - Aula 26
  • Aula 27 - Proposta prática – parte 3
    • Aula 27
    • Slide - Aula 27
  • Aula 28 - Proposta prática – parte 4
    • Aula 28
    • Slide - Aula 28
  • Aula 29 - Proposta prática – parte 5
    • Aula 29
    • Slide - Aula 29
  • Aula 30 - Proposta prática – parte 6
    • Slide - Aula 30
  • Aula 31 - Proposta prática – parte 7
    • Slide - Aula 31
  • Aula 32 - Proposta prática – parte 8
    • Aula 32
    • Slide - Aula 32
  • Aula 33 - Proposta prática – parte 9
    • Slide - Aula 33
  • Aula 34 - Proposta prática – parte 10
    • Aula 34
    • Slide - Aula 34
  • Aula 35 - Proposta prática – parte 11
    • Aula 35
    • Slide - Aula 35
  • Aula 36 - Proposta prática – parte 12
    • Aula 36
    • Slide - Aula 36
  • Aula 37 - Proposta prática – parte 13
    • Aula 37
    • Slide - Aula 37
  • Aula 38 - Proposta prática – parte 14
    • Aula 38
    • Slide - Aula 38
  • Aula 39 - Proposta prática – parte 15
    • Aula 39
    • Slide - Aula 39
  • Aula 40 - Dicas da Rede Pedagógica
    • Aula 40
    • Slide - Aula 40

Descrição do curso

O curso propõe estudos sobre as origens, conceitos e princípios da psicomotricidade, promovendo conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, as áreas da psicomotricidade, processos de avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Além de, propor diversas atividades práticas para embasar o trabalho de desenvolvimento psicomotor.

Categoria: Educação

Informações gerais

Objetivo

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;

Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;

Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;

Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;

Para progressão funcional para Servidores Públicos;

Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Público-alvo

Profissionais e estudantes de pedagogia, psicologia, psicomotricidade, terapia ocupacional e demais pessoas interssadas na temática.

Metodologia

    Metodologia:

    • Aulas expositivas, teóricas e teórico/prático.

    Material de apoio: 

    • Cronograma das aulas;
    • Slides em pdf das aulas;
    • Moldes dos materiais desenvolvidos;
    • Indicações bibliográficas complementares.

    Certificado

    Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

    Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

    O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

    • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
    • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
    • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
    • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
    • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
    • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

    Professores

    Profa. Dra. Simone Uler Lavorato - Doutora em Educação de Ciências -Educação inclusiva pela Universidade de Brasília - UnB, Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Graduada em Psicologia pela Instituição de Ensino Superior de Brasília - IESB e Pedagogia com especialização em Administração Escolar pela Universidade de Cuiabá - Unic. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Ead pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Faculdades Integradas AVM e formação em Neuropsicologia na Universidade de São Paulo - USP. Atuo na área de Educação nas modalidades, presencial e ead, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Processos Educacionais, Gestão de Pessoas e Gestão Pública, Psicologia clínica e Neuropsicologia.

    Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8026170354974570

    Conhecimento onde estiver
    com apenas um toque.

    Matricule-se agora


    INSCREVA-SE

    Comece agora

    COMEÇAR!

    Depoimentos

    Polaroid frame in colorful background 1199 153

    Andreia Caldeira Marques

    II Semana da rede pedagógica

    Excelente aos professores que administraram esse curso.
    Polaroid frame in colorful background 1199 153

    Sonia Loreto de Miranda

    Psicomotricidade e inclusão

    Importantíssimo assunto para Educação!
    Polaroid frame in colorful background 1199 153

    Fabiana Aparecida dos Santos

    Semana pedagógica

    Muito conhecimento agregado... professores excelentes. Obrigada rede por me proporcionar esses momentos.
    Polaroid frame in colorful background 1199 153

    Raquel

    Raquel

    Super indico