Desenvolvimento de competências socioemocionais (BNCC)

    Apresentação
  • Aula 00 - Apresentação do curso
    Grátis
    • Apresentação do curso
  • Aula 01 - Entendendo o que são competências
    Grátis
    • Entendendo o que são competências
    • Slides - Aula 01
    • Texto da Aula 01
  • Contextualização
  • Aula 02 - Identificando as competências gerais da BNCC
    Grátis
    • Identificando as competências gerais da BNCC
    • Slides - Aula 02
    • BNCC - Documento oficial
    • Texto da Aula 02
  • Aula 03 - Conceituando competências socioemocionais
    • Conceituando competências socioemocionais
    • Slides - Aula 03
    • Texto da Aula 03
  • Práticas de desenvolvimento de competências socioemocionais
  • Aula 04 - Desenvolvendo competência: Empatia I
    • Desenvolvendo competência: Empatia I
    • Slides - Aula 04
    • Texto da Aula 04
  • Aula 05 - Desenvolvendo competência: Empatia II
    • Desenvolvendo competência: Empatia II
    • Slides - Aula 05
    • Texto da Aula 05
  • Aula 06 - Desenvolvendo competência: Respeito à diversidade I
    • Desenvolvendo competência: Respeito à diversidade I
    • Slides - Aula 06
    • Texto da Aula 06
  • Aula 07 - Desenvolvendo competência: Respeito à diversidade II
    • Desenvolvendo competência: Respeito à diversidade II
    • Slides - Aula 07
    • Texto da Aula 07
  • Aula 08 - Desenvolvendo competência: Autoconhecimento I
    • Desenvolvendo competência: Autoconhecimento I
    • Slides - Aula 08
    • Desenvolvendo competência: Autoconhecimento I
    • Texto da Aula 08
  • Aula 09 - Desenvolvendo competência: Autoconhecimento II
    • Desenvolvendo competência: Autoconhecimento II
    • Slides - Aula 09
    • Texto da Aula 09
  • Aula 10 - Desenvolvendo competência: Criatividade I
    • Desenvolvendo competência: Criatividade I
    • Slides - Aula 10
    • Texto da Aula 10
  • Aula 11 - Desenvolvendo competência: Criatividade II
    • Desenvolvendo competência: Criatividade II
    • Slides - Aula 11
    • Texto da Aula 11
  • Aula 12 - Desenvolvendo competência: Ética
    • Desenvolvendo competência: Ética
    • Slides - Aula 12
    • Texto da Aula 12
  • Aula 13 - Desenvolvendo competência: Autonomia
    • Desenvolvendo competência: Autonomia
    • Slides - Aula 13
    • Texto da Aula 13
  • Aula 14 - Desenvolvendo competência: Cooperação
    • Desenvolvendo competência: Cooperação
    • Slides - Aula 14
    • Texto da Aula 14
  • Aula 15 - Desenvolvendo competência: Consciência crítica
    • Consciência crítica
    • Slides - Aula 15
    • Texto da Aula 15
  • Aula 16 - Desenvolvendo competência: Gerenciamento de conflitos
    • Desenvolvendo competência: Gerenciamento de conflitos
    • Slides - Aula 16
    • Texto da Aula 16
  • Aula 17 - Desenvolvendo competência: Inclusão educacional
    • Desenvolvendo competência: Inclusão educacional
    • Slides - Aula 17
    • Texto da Aula 17
  • Aula 18 - Desenvolvendo competência: Encerramento
    • Desenvolvendo competência: Encerramento
    • Slides - Aula 18
    • Texto da Aula 18

Descrição do curso

Apesar de reconhecermos que a educação se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, em movimentos e organizações sociais e também por meio da cultura, como descrito na própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é na ESCOLA que ela se manifesta com força e propriedade para, inclusive, reconhecer os demais espaços como importantes e significativos neste processo.

 

A educação formal, a que acontece na escola e cada vez mais cedo na vida dos indivíduos e, inclusive, acompanha-nos ao longo de toda a vida, cada vez por mais tempo, possui um papel singular nesse processo de desenvolvimento das competências necessárias aos indivíduos para uma vida plena e em sociedade.


A escola é protagonista no processo de formação do indivíduo e também sofre as consequências de sua própria deficiência quando precisa criar estratégias para lidar, por exemplo, com ocorrências cada vez mais presentes de bullying na comunidade escolar.

 

A educação é precisa ir além do saber. Ela precisa ser cidadã, formar atitudes e construir valores, o que requer bastante tempo e esforço.


Por meio da abordagem disciplinar e interdisciplinar as escolas devem privilegiar os métodos ativos de aprendizagem e o trabalho em equipe buscando o desenvolvimento completo e equilibrado da personalidade dos estudantes afim de prepará-los para a prática de uma cidadania ativa e aberta para o mundo.

Por meio desse curso o professor terá todo o referencial teórico e as orientações necessárias para desenvolver a competências socioemocionais de seus alunos, de acordo com a base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Categoria: Educação

Informações gerais

Público-alvo

Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Professores

Profa. Dra. Simone Uler Lavorato - Doutora em Educação de Ciências -Educação inclusiva pela Universidade de Brasília - UnB, Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Graduada em Psicologia pela Instituição de Ensino Superior de Brasília - IESB e Pedagogia com especialização em Administração Escolar pela Universidade de Cuiabá - Unic. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Ead pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Faculdades Integradas AVM e formação em Neuropsicologia na Universidade de São Paulo - USP. Atuo na área de Educação nas modalidades, presencial e ead, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Processos Educacionais, Gestão de Pessoas e Gestão Pública, Psicologia clínica e Neuropsicologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8026170354974570

Conhecimento onde estiver
com apenas um toque.

Matricule-se agora


INSCREVA-SE

Depoimentos

Polaroid frame in colorful background 1199 153

Rosilene Santos Nascimento

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

CURSO EXCELENTE
Polaroid frame in colorful background 1199 153

ANDREA CLARA FREIRE Batista

Competências Socioemocionais

Curso EXCELENTE. Estratégias Pedagógicas que auxiliam nossos alunos e transformam nossa vida profissional.
Polaroid frame in colorful background 1199 153

Emília Mendonça Marques

Excelente

Aprendizagem
Image20200810 110 gsb4iq

Alessandra Aparecida Gomes Matias

BNCC competencias sócioemocionais

Estou gostando muito do curso, muito produtivo. Aperfeiçoando meus conhecimentos sobre BNCC.