Apresentação
  • Aula 01 - Apresentação do curso
    Grátis
    • Apresentação do curso
    • Slides - Aula 01
  • Introdução à BNCC
  • Aula 02 - Histórico e Estrutura da BNCC
    Grátis
    • Histórico e Estrutura da BNCC
    • Slides - Aula 02
    • Texto da Aula 02
  • Aula 03 - As 10 Competências Gerais da BNCC
    Grátis
    • As 10 Competências Gerais da BNCC
    • Slides - Aula 03
    • Texto da Aula 03
  • Aula 04 - BNCC, Currículo e Proposta Pedagógica
    Grátis
    • BNCC, Currículo e Proposta Pedagógica
    • Slides - Aula 04
    • Texto da Aula 04
  • Aula 05 - Temas contemporâneos: como abordá-los nos currículos
    • Temas contemporâneos: como abordá-los nos currículos
    • Slides - Aula 05
  • Educação Infantil
  • Aula 06 - Estrutura da Educação Infantil na BNCC e principais conceitos
    • Estrutura da Educação Infantil na BNCC e principais conceitos
    • Slides - Aula 06
    • Texto da Aula 06
  • Aula 07 - Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
    • Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
    • Slides - Aula 07
    • Texto da Aula 07
  • Aula 08 - Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
    • Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
    • Slides - Aula 08
    • Texto da Aula 08
  • Aula 09 - Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
    • Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
    • Slides - Aula 09
    • Texto da Aula 09
  • Aula 10 - Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
    • Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
    • Slides - Aula 10
    • Texto da Aula 10
  • Aula 11 - Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
    • Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
    • Slides - Aula 11
    • Texto da Aula 11
  • Aula 12 - Avaliação na Educação Infantil
    • Avaliação na Educação Infantil
    • Slides - Aula 12
    • Texto da Aula 12
  • Transição
  • Aula 13 - Transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    • Transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    • Slides - Aula 13
    • Texto da Aula 13
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Aula 14 - Estrutura do Ensino Fundamental na BNCC e principais conceitos
    • Estrutura do Ensino Fundamental na BNCC e principais conceitos
    • Slides - Aula 14
  • Aula 15 - Língua Portuguesa: primeiros passos
    • Língua Portuguesa: primeiros passos
    • Slides - Aula 15
  • Aula 16 - Matemática: por dentro da BNCC
    • Matemática: por dentro da BNCC
    • Em breve
    • Slides - Aula 16
  • Aula 17 - Educação Física: corpo e movimento
    • Educação Física: corpo e movimento
    • Slides - Aula 17
  • Aula 18 - Arte por toda parte I - As quatro linguagens nos anos iniciais: artes visuais, dança, música e teatro
    • Arte por toda parte I - As quatro linguagens nos anos iniciais: artes visuais, dança, música e teatro
    • Slides - Aula 18
  • Aula 19 - Arte por toda parte II - As quatro linguagens nos anos iniciais: artes visuais, dança, música e teatro
    • Arte por toda parte II - As quatro linguagens nos anos iniciais: artes visuais, dança, música e teatro
    • Slides - Aula 19
  • Aula 20 - A área de Ciências da Natureza
    • A área de Ciências da Natureza
    • Slides - Aula 20
  • Aula 21 - Ciências Humanas: Geografia
    • Ciências Humanas: Geografia
    • Slides - Aula 21
  • Aula 22 - Ciências Humanas: História
    • Ciências Humanas: História
    • Slides - Aula 22
  • Aula 23 - Ensino Religioso e a BNCC
    • Ensino Religioso e a BNCC
    • Slides - Aula 23
  • Aula 24 - Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    • Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    • Slides - Aula 24
  • Conclusão
  • Aula 25 - Conclusão
    • Conclusão
    • Slides - Aula 25

Descrição do curso

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o que todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros têm o direito de aprender, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Esse direito, que deve ser assegurado a todos, se materializa no conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC tem por objetivo garantir a qualidade da Educação Básica a todos os estudantes, independente da região do País e do sistema de ensino em que estejam matriculados (público ou privado). Superadas as questões de acesso e frequência à escola, buscar-se-á uma educação em que o estudante tenha a aprendizagem e desenvolvimento plenamente garantidos. O professor é peça-chave nesse processo. Além de conhecer na íntegra o documento, ele deve refletir sobre a aplicação das diretrizes da BNCC na escola e na sala de aula, ou sala de referência, no caso da Educação Infantil. O curso BNCC - Teoria e prática traz 25 aulas elaboradas por duas especialistas na área de educação, para que os professores, gestores escolares e estudantes de pedagogia possam se apropriar desse conhecimento e aperfeiçoar suas práticas profissionais.

Categoria: Educação

Informações gerais

Objetivo

O curso se propõe a discutir a BNCC, abordando aspectos introdutórios, tais como o percurso histórico que se constituiu até sua publicação, sua estrutura, as dez competências gerais, a relação entre a BNCC, o currículo e o Proposta Pedagógica ou Projeto Político Pedagógico, os temas contemporâneos, e os específicos que envolve a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Público-alvo

Professores, monitores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, demais profissionais da educação, e estudantes de pedagogia. 

Metodologia

  • Videoaulas
  • Slides 
  • Textos 
  • Sugestões de atividades

Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Professores

Profa. Dra. Andréia Pereira de Araújo Martinez – Graduação em Pedagogia (UnB, 2004), Especialização em Educação Infantil (UnB, 2012), Mestrado Acadêmico em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/UnB (2013) e Doutorado pela mesma instituição (PPGE/UnB, 2017). Atualmente, é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, atuando como Diretora na Diretoria de Educação Infantil - DIINF/SEEDF. Compõe o Movimento Pró-BNCC do MEC como coordenadora de etapa da Educação Infantil, na revisitação do Currículo em Movimento do Distrito Federal, no processo de implementação e formação docente. Faz parte do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE, registrado no CNPq. Tem experiência no campo da Educação, discutindo Música, Arte, Brincadeira, Práticas Educativas, com ênfase nos seguintes temas: Bebês, Crianças, Infâncias, Educação Infantil, Arte a infância, Brincadeira na infância, Educação Musical na Infância, tendo a perspectiva histórico-cultural como base teórica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0239839493499639

Profa. Daniela Lobato do Nascimento – Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2009). Em andamento na Especialização em Educação Infantil pela mesma instituição. Atuou como Assessora Técnica no Gabinete da Subsecretaria de Educação Básica do Distrito Federal e Coordenadora Estadual da Base Nacional Comum Curricular - BNCC coordenando as ações de reelaboração do Currículo do DF em 2018. Atualmente é Gerente de Acompanhamento de Programas e Projetos da Diretoria de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nas seguintes temáticas: Perspectiva Histórico-Cultural, Educação Indígena, Currículo, Gerenciamento de Projetos e Políticas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3934515400837129

Conhecimento onde estiver
com apenas um toque.

Matricule-se agora


INSCREVA-SE